sexta-feira, 6 de julho de 2012

Atividade 3.5 - Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.


     O conteúdo que foi trabalhado no projeto em sala de aula com integração das tecnologias está inserido no Currículo Formal na disciplina de Matemática, que teve como tema: funções, tabelas e gráficos de funções. Diante da abertura de está selecionando que procedimentos ou metodologias devem ser utilizados para ministrar as aulas, no planejamento da aula foi especificada a estratégia do uso dos meios tecnológicos para a aplicabilidade do conteúdo que foi citado, tendo como objetivo facilitar e aprimorar o conhecimento dos educandos.

     O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar; e o que, como e quando avaliar. É um elemento importantíssimo para o planejamento do professor, pois pode orientar e organizar os conteúdos e atividades que serão aplicadas.
Contudo, o currículo escolar deve ser aberto e flexível, ou seja, pode ser adaptado e incorporado diante das necessidades do dia a dia no contexto do processo de ensino aprendizagem. 
A integração curricular e a tecnologia no contexto escolar e no desenvolvimento do currículo deve se dar por meio da elaboração de projetos, haja vista que torna a aprendizagem mais concreta e significativa, contribuindo dessa forma, para a construção de novos conhecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário